Quer ganhar dinheiro na bolsa? Aprenda e simule primeiro na internet!



A tecnologia transformou para sempre o mundo dos investimentos. Verdadeiras fortunas podem se feitas – ou perdidas – de um dia para outro, graças à velocidade das transações mundo afora. Em nenhum outro lugar isso é tão verdade quanto na bolsa de valores.

Se o jogo ficou mais complexo, o outro lado da moeda é que qualquer um pode participar. Antes, investir por meio da bolsa era só para quem realmente entendia do assunto. Agora, já dá para experimentar e fazer isso de casa, via internet.

"Você não depende de ninguém, você pode acessar de qualquer lugar do mundo suas negociações, com poder de compra e venda a partir do momento em que você se sente seguro para fazê-lo", conta a advogada Juliana Lenci. Juliana não é uma profissional do ramo de investimentos, mas é exemplo deste tipo caseiro de investidor, chamado de home broker. Do inglês, é o investidor doméstico. A porta de entrada para esses novos investidores foi criada pela tecnologia, que facilitou o acesso a informações e às transações eletrônicas.

Muita gente ainda tem medo de entrar nesse jogo, mas isso pode mudar aos poucos, e de um jeito divertido. O mesmo mecanismo que serve para Juliana gerenciar seus investimentos ganhou uma versão que lida com dinheiro virtual e que foi espalhada pelas redes sociais, como o Facebook e o Orkut. A ideia é aprender a investir por meio da brincadeira. Trata-se de um simulador de compra e venda de ações. "Você começa a ter um pouquinho mais de segurança. Os valores não são reais, você mesmo começa a comprar e vender ação e montar uma carteira com seu perfil. Aí ao longo do tempo você vai sentindo os resultados positivos e negativos", diz Juliana.

Com uma quantia fictícia, você pode experimentar a sensação de investir na Bolsa de Valores de São Paulo, criar um ranking dos seus investimentos e até ganhar medalhas para metas e desafios conquistados.

"Lá aparece quais ações eu comprei e vendi e como está minha relação no ranking em relação aos meus amigos da rede. Eu consigo ver quem dos meus amigos está com o desempenho melhor e também mostrar no ranking como eu estou atuando", explica Renata Martins, gerente de internet da BMF & Bovespa.

A principal regra para ganhar dinheiro com ações é: você compra quando elas estiverem em baixa – valendo menos – e vende quando elas estiverem mais valorizadas. Mas você precisa entender como oscila o mercado. Assim, a primeira coisa a fazer é procurar uma corretora, que vai te dar toda a assessoria para começar a investir. Outro fator importante é estar bem informado, entender a ferramenta, as tendências e, claro, “experimentar”.

Existem muitas formas de aprender a negociar na bolsa. Além dos simuladores, a maioria das corretoras e até a própria Bovespa disponibilizam aplicativos para celulares para você acompanhar o sobe e desce das ações. Na internet, há também vídeos explicativos e até cursos online gratuitos.

Comece Agora! http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/

Fonte: Olha Digital